Nova pesquisa revela uma vantagem esmagadora para Lula

Eleitoralmente robusto, este número coloca o ex-presidente com uma liderança tão ampla que, para o cientista político, pode empurrar os eleitores brasileiros a lançar cédulas úteis no primeiro turno, já que 2 de outubro, data da primeira etapa das eleições, se aproxima do calendário eleitoral.

“Em uma eleição em que se discute a ocorrência ou não de um segundo turno, a correlação de forças no cenário ensaiado deste segundo turno será um fator decisivo se a lógica do segundo turno vier a permear as decisões finais dos eleitores no primeiro turno”, acrescentou Antônio, que é um dos mais respeitados especialistas em pesquisas eleitorais no Brasil.

Do raciocínio de Antônio Lavareda, segue-se que se Lula mantiver esta sólida liderança sobre Bolsonaro nos próximos 68 dias, a lógica do voto útil pode esvaziar os outros candidatos daqueles eleitores que os prefeririam, mas que não querem o atual presidente em primeiro lugar.

Hoje as pesquisas mostram o candidato do PT ganhando em alguns cenários já no primeiro turno ou passando ao segundo turno porque ele está em um empate técnico com a soma dos votos de todos os outros candidatos. E isto é o que é mais discutido nos círculos políticos. Com este cenário atual, a proximidade do dia das eleições pode resolver a questão para o PT de uma vez por todas.

Rolar para cima