Receita de cuca com farofa,
essa receita é uma maravilha, todo mundo aqui em casa adora, eu faço especialmente para domingo ou sábado a tarde no cafezinho, aqui no nosso bairro a vizinha tambem faz
receita de cuca para vender, ela ganha muito, uma ótima dica para ter uma renda extra.
então vamos para receita.
Cuca Cremosa
Ingredientes para cuca cremosa
Farofa:
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ovo
1 1/2 xícaras de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
Creme:
1 leite condensado
1 a mesma medida de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo ou maisena
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de baunilha
1 gema
1 caixa de creme de leite
COMO FAZER CUCA CREMOSA
A Massa, Misture todos os ingredientes da massa e faça uma farofa, Essa farofa é a massa.
Ela será a base e a cobertura da cuca.
O Creme,
Leve ao fogo os 5 primeiros ingredientes, Cozinhe até ficar um creme consistente, desligue o fogo e deixe esfriar, em seguida, acrescente a gema peneirada e a caixinha de creme de leite.
Montagem,
Unte uma forma com manteiga e coloque metade da farofa no fundo da forma. Coloque o creme e cubra com a outra metade da farofa. Leve ao forno a 200°C por 35 min.
Origem:
Cuca é um bolo de tabuleiro feito com ovos, farinha de trigo, manteiga e coberto com açúcar. O bolo cuca é muito semelhante ao Streuselkuchen, tradicional bolo da culinária alemã.[1]
Entre ambos a diferença mais evidente é que o cuca original brasileiro não leva cobertura de Streusel como o Streuselkuchen, mas apenas uma cobertura de açúcar. Esta característica cobertura de açúcar muito própria da sua receita brasileira consta de vários dicionários enciclopédicos (e.g., dicionário enciclopédico Koogan Larousse) em que está registada a sua definição. O nome cuca resulta do aportuguesamento de bolo em alemão (Kuchen [ˈkuːxn̩] ). Enquanto o Streuselkuchen faz parte da culinária alemã e chegou ao Sul do Brasil através dos imigrantes alemães. O bolo cuca é consumido sob o seu nome em todo o país, ao passo que o Streuselkuchen, por razões óbvias, é mais consumido pelo seu próprio nome no Sul do País.
O nome cuca é também usado no Sul do Brasil para designar bolos e pastéis de tabuleiro, que são feitos segundo receitas originais alemãs (Blechkuchen), geralmente cozidos ou assados directo num tabuleiro de assar (Backblech) sem fôrma (Backform).[2] Estes bolos e pastéis são quase sempre cortados em pedaços, cuja base é feita de massa de consistência arenosa, massa lêveda ou massa mole, excepto massa folhada. A base recebe uma cobertura, e.g., Streuselkuchen. Em geral os bolos e pastéis de tabuleiro são cortados após a assadura. Excepto no caso do pastel folhadoque é feito de massa folhada. Após a cozedura é muito difícil conseguir-se cortar a massa folhada, por isso os pastéis chamados folhado são cortados antes de se assar ou cozer no tabuleiro. Também são habituais, várias coberturas, como por exemplo, o Streuselkuchen com cereja. Um recheio pode efectuar-se posteriormente (picada de abelha – Bienenstrich). Estas coberturas podem ser individuais ou misturadas, entre outras, Streusel, fruta, doces ou cremes. Os bolos e pastéis de tabuleiro típicos, segundo receitas alemãs são o bolo de manteiga (Butterkuchen), o bolo de Streusel (Streuselkuchen), o bolo picada de abelha (Bienenstich), o bolo de ovos da saxónia (Eierschecke), o bolo de ameixa alemã (Zwetschgenkuchen), a torta de cebola (Zwiebelkuchen). Alguns exemplos de pedaços dos bolos alemães: